Oficina Interlegis em Conselheiro Lafaiete reúne seis Câmaras mineiras

por Mônica Patrício Coelho da Silva publicado 24/04/2018 13h13, última modificação 24/04/2018 13h13
Treinamento capacita servidores para o uso de ferramentas tecnológicas

Teve início nesta segunda-feira, 23/04, a Oficina Interlegis em parceria com a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete (MG), que reúne representantes de outras cinco casas legislativas, inclusive de Águas Formosas, distante 700 quilômetros. As demais são Lagoa Dourada, Sete Lagoas, Congonhas e Rio Pomba, além da anfitriã.

O objetivo do treinamento é capacitar os servidores para instalar e usar duas ferramentas tecnológicas que são fornecidas gratuitamente pelo Programa Interlegis: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – este já em sua última versão, que disponibiliza, inclusive, painel eletrônico.

Os instrutores são os técnicos do Senado JB de Góis Júnior e Adalberto Oliveira. A Oficina é dividida em dois dias e meio para cada ferramenta. O Programa Interlegis é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal e tem como objetivo modernizar e integrar o Legislativo em suas três esferas.

As ferramentas

O Portal Modelo é a plataforma na qual é possível para qualquer câmara municipal colocar o seu site no ar. A organização e a seleção das informações são de autonomia da Câmara, bem como a alimentação da página. Ao Interlegis compete disponibilizar a ferramenta e realizar treinamento. O Portal Modelo é de fácil utilização e não requer grandes conhecimentos tecnológicos.

Já o SAPL é um sistema que automatiza todo o processo legislativo realizado na casa, desde a propositura inicial de uma lei até a sanção. Elimina a necessidade de uso de papel e possibilita que consultas internas sejam respondidas instantaneamente. Tanto o SAPL quanto o Portal Modelo da câmara podem ser hospedados no datacenter do Interlegis em Brasília, o que garante a manutenção da informação de forma segura. Como os demais produtos e serviços do Interlegis, são gratuitos.

O Painel Eletrônico é uma das novidades da nova versão do SAPL. Trata-se de uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias que facilita os trabalhos da Mesa quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem.

Outra novidade são os textos articulados, uma funcionalidade criada para compilar proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas que permite fazer vinculações entre os documentos e ver uma linha do tempo na norma original, com suas diferentes versões.

por Letícia Almeida Borges — publicado 23/04/2018 18h28, última modificação 23/04/2018 18h28

Fonte:http://www.interlegis.leg.br/institucional/noticias/oficina-interlegis-em-conselheiro-lafaiete-reune-seis-camaras-mineiras